Cuidados que devemos ter:

 

            Quantas vezes você já ouviu a frase: "Nunca mais quero saber de obra!". Todos sabemos que durante a obra, a ida e vinda de pedreiros, a entrada e saída de materiais, fornecedores que não cumprem o prazo, serviço de má qualidade, retrabalhos e pior de tudo, o orçamento estourado desanimam qualquer pessoa. Estes inconvenientes, entretanto,  podem ser muito atenuado através do uso de profissionais qualificados

  1.   Na hora de contratarmos um empresa ou um empreiteiro verifique quem será o Engenheiro Civil responsável pela sua obra, afinal é dentro dela que você colocará sua familia.

  2.  Lembre-se que cada profissional tem sua função: o pedreiro de executar a obra, o arquiteto de desenvolver o projeto e o engenheiro a responsabilidade da eficiência, segurança e racionalidade da obra. 

  3. A presença de profissionais qualificados é fundamental para manter o custo dentro do razoável e também conseguir o melhor resultado possível dentro do orçamento. É ilusão pensar que esses profissionais aumentam o custo da obra, muito pelo contrario, eles podem executar o empreendimento proporcionando maior economia sem comprometer a qualidade e a segurança durante a execução e a entrega do projeto.

  4. Durante a negociação peça para ver uma obra em execução (afinal, obra pronta depois de pintada é quase tudo igual) e verifique o serviço, a limpeza (não é porque é uma construção que precisa ser suja) e se há desperdicio de material.

  5. Ao avaliar os orçamentos, verifique todos os itens para poder haver uma comparação justa, pois muitos "escondem" certos serviços para poderem diminuir o valor e captar o cliente.

  6. Desconfie de valores abaixo do mercado, afinal ninguém faz milagres, muito pelo contrário, é corrente o ato de se diminuir o valor do orçamento e ganhar a concorrência, para depois tentar aumentar o valor ou paralizar a obra.

  7. Peça sempre por referências de pessoas de sua confiança e/ou pessoas do meio, por exemplo seu arquiteto.

  8. Solicite presença constante do responsável pela obra; afinal, se é para passar uma vez por dia, dar alô aos pedreiros e depois deixar ao deus-dará, isso você mesmo poderia fazer!  

  9. Lembre-se, esteja sempre presente na sua obra. "O porco só engorda aos olhos do dono".

Tomando esses cuidados e contratando profissionais qualificados, o risco de transtorno diminui muito.

 

Contato

Eng. Wagner Bueno

wagner.vsb@gmail.com

(11) 9.4031-4961

Pesquisar no site

© 2011 Todos os direitos reservados.

Crie um site gratuitoWebnode